Jornadas
80 anos de Ensino de Arquitetura Paisagista em Portugal

O objetivo das comemorações é celebrar 80 anos de ensino de Arquitetura Paisagista em Portugal e divulgar o ensino e a prática profissional da Arquitetura Paisagista

As Jornadas 80 anos de Arquitetura Paisagista pretendem celebrar 80 anos de ensino de Arquitetura Paisagista no nosso país e divulgar o ensino e a prática profissional da Arquitetura Paisagista com uma das primeiras profissões a aplicar os princípios da Ecologia à sua prática profissional.

As comemorações tomam como referência dois docentes do Instituto Superior de Agronomia de Arquitetura Paisagista Francisco Caldeira Cabral (1908-1992), fundador do Curso Livre de Arquitetura Paisagista e docente entre 1942-1974 e Manuel Sousa da Câmara (1929-1992), coordenador do Curso Livre no pós 25 de abril e da criação da licenciatura de arquitetura paisagista no ISA em 1981 e pioneiro da introdução no ensino da informática aplicada ao projeto e ordenamento (1976-1988).

As comemorações têm como acontecimento central e congregador as JORNADAS DE ARQUITETURA PAISAGISTA 80 ANOS NO ISA no início do ano letivo de 2022-2023, acompanhado da apresentação de uma publicação científica. Pretende-se criar um site, Organizar uma Conferência e uma Exposição Itinerante.

Comissão Executiva
Comissária
Cristina Castel-Branco
Arquitecta paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia- Universidade de Lisboa, onde fez Agregação e é Professora Associada desde 1989. Bolseira Fullbright–ITT completou o Master in Landscape Architecture-Univ. Mass. Diretora do Jardim Botânico da Ajuda (1997-2002). Assessora de Arquitectura Paisagista da Expo’98. Sócia fundadora do Atelier ACB-arquitetura Paisagista com prémios internacionais. Membro internacional do ICOMOS (UNESCO) desde 2004, no Comité de Paisagens Culturais, perita nas missões de Património Mundial. Fundadora da Associação de Jardins Históricos em 2003, foi condecorada por França com a “Ordre d’Officier des Arts et des Lettres” em 2013 e foi-lhe atribuído a distinção de Louvor de Mérito pelo Governo Japonês em 2020.
Teresa Andresen
Arquiteta paisagista e engenheira agrónoma (CLAP, 1982; EA, 1982). Lecionou no ensino superior durante 30 anos. Desde 2014 exerce atividade de consultoria junto de diferentes entidades nomeadamente municípios, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e Confraria do Bom Jesus do Monte. Presidente do Instituto da Conservação da Natureza (1996-1998). Membro do Conselho Científico da Agência Europeia de Ambiente (2002-2008). Presidente da European Foundation for Landscape Architecture (2004-2007). Vice-Presidente da International Federation of Landscape Architects (2007). Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2013. Perita de Portugal na Comissão Permanente do Património Mundial (UNESCO) (2014-2017). Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos desde 2017.
João Nunes
Founder and CEO of PROAP. graduated in Landscape Architecture from Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, Master in Landscape Architecture from Escuela Tècnica Superior de Arquitectura de Barcellona, Universitá Politecnica di Catalunya. João Nunes teaches at the same Institute where he graduated, he is professor of Environmental Project at the Degree in Landscape, Urban and Environmental Planning from the “Universitá degli Studi di Sassari, Facoltà di Architectura di Alghero”, professor of Project at the Graduate Course of Architecture – Landscape Architecture at the IUAV, “Universitá di Venezia”, and extended his didactic activity as a lecturer in seminaries at various schools.
Luís Paulo Ribeiro
Degree in Landscape Architecture Instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica de Lisboa. PhD from the University of Massachusetts, USA (1997) in which he defends a dissertation on 'The Cultural Landscape and the Uniqueness of Place: a greenway heritage network for landscape conservation of Lisbon Metropolitan Area'. He is a founding partner of TOPIARIS (1988), coordinating large scale projects in different geographical contexts. He is an expert in restoration of historical gardens, and has coordinated relevant projects, such as the Tropical Botanical Garden of Lisbon. He lectures Landscape Theory, Planning and Design at Instituto Superior de Agronomia since 1999. He heads the Masters and PhD programs in the Landscape Architecture Department. He is a regular invited lecturer at University of Massachusetts, where he was recently awarded in the 6th Fabos Conference for the excellence of his work on Greenway planning and design.
Comissão de Honra

Presidente da República, Reitor da Universidade de Lisboa, Presidente do ISA, Presidente da APAP, António Caldeira Cabral e António Sousa da Camara.

Coordenadores

Exposição 80 Anos de Ensino de Arquitetura Paisagista em Portugal: 1942-2022:
Curadoria: Sónia Talhé Azambuja
Teresa Andresen, Teresa Câmara, Ana Catarina Antunes, Cristina Castel-Branco, Maria Matos Silva e Raquel Carvalho
Núcleo de Alunos de Arquitetura Paisagista do ISA
Relação com as Universidades: Teresa Alfaiate, João Nunes
Univ. de Évora: Aurora Carapinha e Maria da Conceição Freire
Univ. do Porto: Teresa Portela Marques e Isabel Martinho da Silva
UTAD: Frederico Meireles RodriguesUniversidade do Algarve: Ana Paula Gomes da Silva


Conferência “um ensino de vanguarda para uma prática pioneira de sustentabilidade:
Coordenação: Ana Luísa Soares.


Passeio e Homenagem aos fundadores:
Organização: Cristina Castel-Branco

Colaboração: Pedro Arsénio, Ana Luisa Soares, Raquel Carvalho, Ana Raquel Cunha


Publicação científica: “Research in Landscape Architecture: celebrating 80 years of Landscape Architecture Education in Portugal”:

Editora Executiva: Maria Matos Silva


WebSite: 

Coordenadora: Selma Pena

Colaboração: Dinis Rodrigues

Apoios
LEAF
O Centro de Investigação LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food) resulta da fusão dos Centros de Arquitetura Paisagista "Prof. Francisco Caldeira Cabral", Botânica Aplicada à Agricultura, Engenharia dos Biossistemas e Química Ambiental. A investigação promovida pelo LEAF incide sobre toda a cadeia Agro-Alimentar, combinando de forma equilibrada ciências básicas e aplicadas, desde a célula e microrganismos até à paisagem, em prol do conhecimento e da promoção de soluções eficazes visando a conservação dos recursos naturais e o aumento da produção e da qualidade dos alimentos
CEABN
O Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" (CEABN) é um centro de investigação integrado no Instituto Superior de Agronomia, cuja missão é fomentar a investigação em ecologia aplicada aos ecossistemas agrícolas e florestais, e contribuir para a gestão e uso sustentável da terra. Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" (CEABN). Integra o InBIO, Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (Laboratório Associado FCT), em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto. Localiza-se na antiga casa do Professor Baeta Neves, um engenheiro silvicultor que deu o nome ao Centro e que foi um dos pioneiros na conservação da natureza em Portugal.
CIAUD
O Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) foi constituído em 2006. A sua missão visa sobretudo promover o avanço do conhecimento científico, tecnológico e artístico nos domínios da Arquitetura, do Urbanismo, do Design e da Ergonomia, interagindo com outras áreas disciplinares.
CHAIA
O CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora é uma Unidade I&D tutelada pela FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia cujo principal âmbito de intervenção é o estudo das várias formas de que se reveste o legado histórico-artístico, paisagístico e monumental, para a consolidação do conhecimento dos modos em que se situam as expressões artísticas e dirigindo-se igualmente ao estudos e investigação da prática das Artes, da criação artística e da intervenção no espaço.